O Deputado Estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) foi procurado nesta quinta-feira (16), por um grupo de estudantes de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, que pediu ajuda do parlamentar para cobrar a adesão do município ao Programa “O Brasil Conta Comigo”.
O programa do governo federal oferta bolsa-estágio para alunos da área da saúde atuarem no combate ao Coronavírus em todo o país. O Rio Grande do Norte já aderiu ao programa, porém cada município também precisa fazer o procedimento.
O estudante Paulo Henrique de Oliveira explicou ao deputado Allyson que a Prefeitura de Mossoró precisa fazer a adesão ao programa para que os estudantes que estão finalizando o curso de Medicina possam participar do processo, desenvolvendo suas atividades profissionais em unidades hospitalares da cidade.
“Esse programa foi lançado recentemente pelo governo federal e possibiliza que estudantes do quinto e sexto ano de medicina, juntamente com estudantes de enfermagem, fisioterapia e farmácia do último ano, atuem no combate ao coronavírus. Mas para isso os gestores municipais ou diretores de hospitais precisam se cadastrar no sistema. Nós, alunos, já nos cadastramos e estamos aguardando os gestores se cadastrarem. Segundo informações a Prefeitura de Mossoró ainda não fez esse cadastro”, afirmou o estudante.
“Para isso, o gestor de Mossoró precisa cadastrar suas instituições no sistema”, completou.
Allyson faz um apelo a Prefeitura de Mossoró, em específico a Secretaria Municipal de Saúde, para que faça a adesão do município ao Programa “O Brasil Conta Comigo.
“Nós temos estudantes interessados em atuar e há uma necessidade de profissionais e eles estão se dispondo. Que a Prefeitura de Mossoró faça a adesão ao programa assim como a Secretaria do Estado de Saúde Pública já fez. Esse programa é o casamento perfeito, une quem está querendo prestar o serviço e quem está necessitando do serviço”, afirmou Allyson.
Também participaram da reunião os estudantes Arione Alves de Oliveira, Aglaube Airton de Sousa, Elisson Fernando Silva Lopes, José Marques Timbó Filho e José Adaílson Pereira Júnior, além do vereador Petras Vinícius (DEM).
O deputado Allyson encaminhará ainda nesta sexta-feira (17), ofício à Prefeitura de Mossoró sobre o assunto.
COMENTÁRIOS